O novo homem emocional

O novo homem emocional

O que significa ser homem hoje? O ElitePartner Study 2018 examinou o papel que um homem deve desempenhar atualmente – da perspectiva das mulheres e dos próprios homens. Os resultados dissipam alguns clichês. Os homens também se veem em papéis emocionais como algo natural. Permitir as emoções e ser capaz de demonstrá-las faz parte hoje, e o envolvimento na criação dos filhos e na vida doméstica são considerados masculinos. Em contraste, cada vez menos entrevistados veem o homem como responsável pelo sustento da família financeiramente.

Hoje os homens se veem mais em papéis emocionais do que clássicos

O homem como animal alfa? Uma foto do passado. Como mostra o estudo ElitePartner 2018, para os homens os aspectos emocionais não são apenas parte de sua autoimagem, eles estão ainda mais firmemente ancorados lá do que os papéis clássicos de cuidado. Apenas 58 por cento dos homens vêem como trabalho dele prover financeiramente o sustento da família, apenas a cada segundo (50 por cento) pensa que ser homem faz parte do sucesso no trabalho. Em vez disso, com 87%, é natural que quase todo homem seja um parceiro amoroso e compreensivo. Um número semelhante vê como seu trabalho ser um pai comprometido que está ao lado dos filhos (83 por cento). E para 78% é claramente parte do papel masculino ser capaz de permitir e mostrar sentimentos.
O que resta: o papel de protetor. Eles também não estão dando homens em 2018. Proteger-se diante de seu parceiro está ancorado na autoimagem de 82% dos homens.

As mulheres têm exigências maiores do que os próprios homens

As mulheres não veem o papel masculino de maneira diferente do que os próprios homens. Elas não forçam o homem a assumir o papel de provedor: as mulheres também vêem como responsabilidade do homem cuidar financeiramente da família para 60 por cento. Apenas 55% das mulheres acham que ser homem faz parte do sucesso no trabalho. No entanto, em quase todas as respostas possíveis, as mulheres exigem um pouco mais dos homens. A maior diferença pode ser percebida na questão da emocionalidade: para as mulheres, é ainda mais natural mostrar sentimentos como parte do modelo masculino. Embora mais de três quartos dos homens concordem com isso, o número chega a 88% para as mulheres. Qualquer pessoa que, como homem, ainda luta contra sua emocionalidade em 2018, não pode se preocupar – porque a grande maioria das mulheres espera exatamente isso.

As mulheres acham que o homem deve iniciar o sexo – mas os homens não devem

A maior diferença nas expectativas do papel masculino, porém, está na questão mais delicada: sexo. 53% das mulheres veem como trabalho do homem tomar a iniciativa durante o sexo. Obviamente, eles próprios têm pouco interesse em dar sempre o primeiro passo. Apenas um em cada três homens (35 por cento) pensa que faz parte do papel do homem tomar a iniciativa durante o sexo.

As mulheres acadêmicas esperam menos frequentemente que o homem assuma o papel de provedor

Aparentemente, a escolaridade também está relacionada ao modelo masculino – pelo menos no que diz respeito à opinião das mulheres. Os resultados do ElitePartner Study 2018 mostram que as acadêmicas empurram os homens para o papel de provedores com muito menos frequência do que os não acadêmicos. Para apenas metade das mulheres com diploma universitário, faz parte do papel do homem sustentar a família financeiramente (49 por cento), enquanto quase dois terços (64 por cento) dos graduados não universitários veem o homem como o provedor. Ser bem-sucedido no trabalho é menos importante para as acadêmicas do sexo feminino (51 por cento) do que para as mulheres sem diploma universitário (57 por cento). Para os homens, por outro lado, dificilmente existem diferenças na autoimagem entre acadêmicos e não acadêmicos.

Homens com mais de 60 anos têm demandas maiores

Por último, mas não menos importante, um olhar sobre os grupos de idade mostra que uma mudança ocorreu em termos de modelos de comportamento: as expectativas de papel tradicionais como provedores estão cada vez mais em segundo plano na comparação de gerações. 73% dos homens com idades entre 60 e 69 anos veem o homem no papel de provedor. Em grupos de idades mais jovens, por outro lado, a taxa de aprovação oscila entre 50 e 60 por cento. O papel protetor também desempenha um papel mais importante na autoimagem para homens mais velhos (92 por cento) do que para homens mais jovens (18 a 29 anos: 75 por cento). A situação é semelhante com o ponto de sucesso no trabalho: 62 por cento dos homens com mais de 60 anos ancoram o sucesso profissional em sua autoimagem, em grupos de idades mais jovens é apenas a cada segundo.

“Os homens agora têm a oportunidade de adicionar aspectos emocionais ao seu papel na vida e no amor”

“Finalmente, a emancipação masculina se tornou socialmente aceitável”, disse a psicóloga Lisa Fischbach do ElitePartner sobre os resultados. “A compreensão masculina dos papéis chegou no século 21 e oferece aos homens novas liberdades para expandir e mudar sua autoimagem. Além da necessidade de muitos homens de adicionar aspectos emocionais a seus papéis na vida e no amor, eles afrouxam a auto-atribuição unilateral como provedor e executor profissionalmente bem-sucedido. O novo homem se vê com confiança como um softie alfa que combina papéis clássicos de cuidado com lados emocionalmente cuidadosos. As mulheres não forçam os homens a papéis antigos e tradicionais, mas também não os liberam completamente da clássica divisão de papéis. “

“Trata-se de uma atitude muito pessoal: que papel um homem geral e especificamente deve cumprir em uma parceria hoje?”
 totalmulhereshomens
Seja um parceiro amoroso e compreensivo90,593,587,1
Permitindo e mostrando sentimentos83,388,077,9
Seja um pai dedicado que está lá para as crianças82,581,983,0
Fique protetoramente na frente de seu parceiro82,283,181,0
Seja um modelo e orientação para a família e as crianças81,582,180,9
Crie uma casa que ofereça estabilidade e segurança78,581,974,5
Assuma a responsabilidade na casa75,777,873,3
Manter amigos e contatos sociais69,073,863,5
Seja independente, independente68,972,065,3
Seja o controle emocional no relacionamento65,468,062,4
Cuidando da família financeiramente58,859,957,6
Tenha sucesso no seu trabalho52,855,450,0
Tome a iniciativa no sexo44,853,135,3
Foram entrevistados 5.654 usuários alemães adultos da Internet em parceria. Números em porcentagem.

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